SES capacita servidores da saúde para atuarem como doutores palhaços
O ambiente de um hospital ou consultório médico pode parecer pouco atraente, mas existe um grupo de profissionais dedicados a trazer mais alegria aos pacientes que ali se encontram: os médicos-palhaços. Nesta quarta-feira (24.07), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) concluiu a formação de oito profissionais do Hospital Estadual Santa Casa para atuarem como médicos-palhaços junto às equipes da unidade.
Essa é a oitava turma a realizar a capacitação que faz parte do projeto “Saúde com Alegria: Médicos-Palhaços no Estado de Mato Grosso”, idealizado pela Superintendência de Atenção à Saúde da SES e realizado pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde.
O treinamento começou em maio e durou quatro meses. Foram realizados quatro módulos, cada um com 16 horas de aula, mensalmente, totalizando 64 horas de capacitação. O projeto já conta com 91 médicos-palhaços em Mato Grosso.
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que a iniciativa melhora o ambiente hospitalar, trazendo bem-estar e alegria aos pacientes. Ele parabenizou todos os profissionais envolvidos nesta formação, que agora estão aptos a tornar o ambiente hospitalar mais leve e divertido.
Cada módulo teve um objetivo específico na construção e preparação dos profissionais, com exercícios de expressão corporal e facial, percepção cognitiva e propriocepção dos espaços, para que eles percebam todos os sinais do ambiente.
Pamela de Souza, servidora administrativa do Hospital Estadual Santa Casa, que agora é a Doutora Girafina, contou que desde o anúncio do curso se interessou em fazer parte da trupe de médicos-palhaços, pois acredita que a humanização é necessária em todos os lugares e que os médicos-palhaços podem levar alegria e amor aos pacientes e colaboradores.
O superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, explicou que a ideia do projeto é trazer alegria e conforto aos pacientes, familiares e equipe hospitalar, proporcionando um ambiente mais acolhedor. As interações promovidas pelos médicos-palhaços ajudam a aliviar o estresse, a ansiedade e a dor, melhorando o estado emocional dos pacientes e potencialmente acelerando a recuperação.
Os médicos-palhaços são servidores capacitados na arte da palhaçaria, que atuam em hospitais e unidades de saúde com o objetivo de levar alegria e conforto a pacientes, acompanhantes e servidores. Suas atividades visam a liberação de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes.