Hospital Regional de Rondonópolis realizou 3,5 mil cirurgias em seis meses
O Hospital Regional de Rondonópolis, unidade gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou 3.580 cirurgias entre janeiro e junho de 2024. Desses procedimentos, 2.607 foram de caráter emergencial e 973 foram eletivos.
Na unidade regional, a maior demanda é por intervenções cirúrgicas na área de ortopedia, correspondendo a 1.822 atendimentos, aproximadamente 51% do total de procedimentos cirúrgicos realizados.
“Nosso principal objetivo é oferecer um serviço de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e o Hospital Regional de Rondonópolis tem apresentado um desempenho excepcional na realização de cirurgias. Assim como todas as outras unidades administradas pelo Governo do Estado, esse hospital passa por constante modernização e presta um atendimento de qualidade à população da Região Sul de Mato Grosso”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Outras especialidades cirúrgicas realizadas em maior escala pelo Hospital Regional de Rondonópolis são: cirurgia geral (697), neurocirurgia (252) e cirurgia vascular (189).
A diretora da unidade, Milena Polizel, ressaltou que o bom desempenho da instituição é fruto do alinhamento e esforço das equipes multidisciplinares.
“Já realizamos 3.580 cirurgias nos primeiros seis meses, e a expectativa é que alcancemos aproximadamente 7 mil procedimentos cirúrgicos em 2024, um número nunca atingido nos últimos cinco anos. Com essa força-tarefa, reduzimos o tempo de internação para pacientes com menor complexidade e, consequentemente, diminuímos a espera de pacientes que aguardam por atendimento. Atualmente, as pessoas não enfrentam uma longa espera para a realização de uma cirurgia de urgência, como era o caso anteriormente”, destacou.
Para o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, os indicadores demonstram que o Hospital Regional de Rondonópolis segue um modelo de eficiência em gestão.
“Um dos maiores feitos do Hospital Regional neste período foi a eliminação da fila de espera para pacientes ortopédicos da urgência e emergência da Região Sul. Essa conquista não só alivia o sistema de saúde local, mas também garante que os pacientes recebam o cuidado necessário sem atrasos desnecessários”, concluiu.