Seplag realiza encontro internacional para potencializar a transformação digital do Governo de MT
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) organizou, nesta sexta-feira (30.09), um encontro entre agentes públicos do Governo de Mato Grosso, servidores e representantes da Estônia, que promovem as relações tecnológicas e comerciais entre o Brasil e a Estônia nos setores públicos.
A reunião aconteceu no Palácio Paiaguás e discutiu o diagnóstico elaborado a partir do acordo de cooperação técnica que visa fortalecer a transformação digital no estado. O evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos do Poder Executivo Estadual.
O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, enfatizou a ambiciosa meta de acelerar os serviços para alcançar uma transformação digital inovadora e eficiente. “A transformação digital dos serviços é uma prioridade para o Governo de Mato Grosso. Nosso objetivo é oferecer serviços mais eficientes e ágeis à população. Queremos digitalizar cerca de 500 serviços em um ano e seis meses. É uma meta audaciosa, mas viável”, afirmou o secretário.
Durante o encontro, Indrek Tops, analista de dados do Centro de Registros e Sistema de Informações da Estônia, apresentou o processo de digitalização dos serviços jurídicos na Estônia, denominado e-justice.
Raphael Freitas, presidente da Estônia Hub, e um consultor internacional de projetos da mesma organização, discutiram os indicadores do diagnóstico que analisou dados e comparou informações de estados brasileiros, incluindo Mato Grosso, com os da Estônia.
Sandro Brandão, adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, apresentou um painel de monitoramento da transformação digital dos serviços públicos em Mato Grosso. Ele destacou que mais de 170 atendimentos já são realizados totalmente online e que a expectativa é que esse número dobre nos próximos semestres.
“Estamos trabalhando para que mais serviços sejam disponibilizados digitalmente, facilitando o acesso e garantindo eficiência. Nossa expectativa é que essa expansão traga mais comodidade à população e reforce a transparência nas ações do governo”, concluiu o adjunto.
MT Digital
A Seplag é responsável por gerenciar os processos de transição digital dos serviços oferecidos pela administração pública estadual à população de Mato Grosso. Para este ano, o plano de trabalho anual prevê a transformação de cerca de 50% dos serviços disponíveis.
Além disso, a Seplag oferece soluções tecnológicas que fazem parte da plataforma digital do Estado de MT, como o aplicativo MT Cidadão, MT Login, entre outras ferramentas, incluindo a plataforma X-Via, que auxilia órgãos e entidades na digitalização de seus serviços.