Empresários e profissionais discutem tendências e promovem gastronomia mato-grossense em encontro nacional
Com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), empresários, profissionais e fornecedores do setor de alimentação fora do lar se reuniram na 41ª edição do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizado nos dias 13 e 14 de novembro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Este evento é o maior do segmento no Brasil.
Com o tema “Eficiência e Produtividade”, o encontro promoveu a troca de experiências, inovação e o fortalecimento da identidade gastronômica de Mato Grosso.
Além de 12 palestras sobre as principais tendências do setor, os participantes puderam visitar mais de 20 expositores, feiras com produtores locais, artesanato e uma cozinha ao vivo, proporcionando experiências imersivas na culinária regional.
Felipe Wellaton, secretário-adjunto de Turismo da Sedec, ressaltou que a participação do Estado em feiras nacionais valoriza a diversidade e o potencial gastronômico de Mato Grosso.
“Este encontro não apenas movimenta a economia do Estado, mas também fortalece nossa cultura e identidade culinária. Por isso, é fundamental que Mato Grosso esteja presente em feiras nacionais, evidenciando sua diversidade e potencial gastronômico”, afirmou Wellaton.
A presidente da Abrasel-MT, Lorenna Bezerra, destacou que o evento representa uma importante parceria público-privada para impulsionar o setor de alimentação e fomentar o turismo na região da Baixada Cuiabana.
“É uma realização da Abrasel, com o apoio do Governo do Estado, da Fecomércio e do Sebrae/MT, que incentiva o setor de turismo e a economia local. Temos empresários de diversos segmentos, como hamburguerias, pizzarias e pastelarias, tanto aqueles que já atuam no mercado quanto os que desejam iniciar negócios na área de alimentação”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, também enfatizou a importância do apoio e dos investimentos no setor, que são essenciais para impulsionar a economia e criar novas oportunidades para empreendedores locais.
“O evento foi fundamental para estabelecer e fortalecer parcerias, acompanhar as inovações do mercado e abrir novas perspectivas para os profissionais de Mato Grosso,” concluiu.