“Nós viemos aprender com os maiores especialistas em gestão de incêndio florestal”, afirma tenente-coronel bombeiro do Rio de Janeiro

“Nós viemos aprender com os maiores especialistas em gestão de incêndio florestal”, afirma tenente-coronel bombeiro do Rio de Janeiro

Bombeiros militares dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso do Sul estão em Mato Grosso para participar da fase presencial e prática do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Incêndio Florestal. O curso é realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso (CBMMT) em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso é reconhecido pela sua expertise em gestão de incêndios florestais. Militares de vários estados do país têm procurado a corporação mato-grossense para obter conhecimento teórico e prático sobre essa temática.

O tenente-coronel BM Paulo Queiroz Trinta, chefe de Operações do Centro de Operações Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro, aponta que o Estado do Rio possui algumas complexidades relacionadas ao próprio bioma da região. Na época das chuvas, enchentes, inundações e deslizamentos são comuns.

Na estiagem, os incêndios florestais perduram. Situação que requer um conhecimento mais específico, não apenas prático, mas também de gestão de desastres que o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso possui, segundo o tenente-coronel.

“Viemos aqui para aprender com os maiores especialistas. Aqui vocês lidam com três biomas. São complexidades que podemos aproveitar dentro das nossas bacias hidrográficas, que também possuem suas especificidades. É muito importante estarmos aprendendo com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, trocando experiências, vendo como a corporação atua com os recursos que vocês têm, para que possamos levar essas melhorias e replicar as técnicas usadas aqui”, afirmou o tenente-coronel Trinta.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, representado pelo coronel BM Moisés Magalhães de Sousa, destaca que o curso é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos e trocar experiências, especialmente neste momento em que o Estado de Minas Gerais assume uma grande missão no combate a incêndios florestais.

A pós-graduação soma 470 horas de formação, incluindo 410 horas de aulas teóricas e 60 horas de atividades complementares. O curso é ministrado na modalidade à distância, porém é dividido em dois períodos presenciais focados nas disciplinas práticas de Geoprocessamento, Gestão do Combate e Perícia de Incêndios Florestais.

As atividades práticas acontecerão nos municípios de Chapada dos Guimarães e Poconé, incluindo uma visita técnica à base do Posto de Comando Conjunto da Operação Pantanal. Uma oportunidade de identificar in loco como Mato Grosso tem lidado com a problemática dos incêndios no Pantanal, de acordo com a 2º Tenente BM Maria Ester Reverdito, do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.

No total, 50 oficiais participam da pós-graduação em Gestão de Incêndio Florestal. O encerramento deste primeiro período será em 02 de agosto, e o segundo período está previsto para ocorrer entre 14 e 25 de outubro, com a presença de mais 32 alunos.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *