Ipem-MT participa de operação nacional para combater irregularidades em produtos líquidos
O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) está com suas equipes de fiscalização nas ruas para a Operação Especial Nacional Verão, que tem como objetivo garantir a conformidade dos rótulos de produtos. Eles estão verificando se itens como água mineral (com ou sem gás), leite, sucos, refrigerantes em geral, bebidas lácteas, energéticos e filtros solares possuem a mesma quantidade de litros e mililitros (ml) que está indicada nas embalagens.
Produtos foram coletados nos municípios de Chapada dos Guimarães, Pedra Preta, Nova Brasilândia e Novo São Joaquim. Em Cuiabá e Várzea Grande, as coletas terão início nesta segunda-feira, 18 de novembro. Esta é a sétima operação especial realizada pela autarquia em 2024.
A Operação Especial Nacional Verão começou no dia 1º de novembro e irá até 13 de dezembro em todo o país. A coleta faz parte da primeira fase da operação, na qual produtos característicos são retirados do comércio. Na segunda fase, esses produtos passarão por uma análise que determinará se estão aptos ou não para a venda.
Para o presidente do Ipem-MT, Carlos Alberto Lopes Régis, ações como essas reforçam o compromisso da instituição com a proteção do consumidor.
“Essas operações aumentam a transparência e a proteção ao consumidor. Garantir que os produtos correspondam ao que está indicado nos rótulos é fundamental para a segurança e a confiança da população. Essas iniciativas reafirmam nosso empenho contínuo em garantir o cumprimento das normas de qualidade”, declarou o presidente.
A diretora de Fiscalização do Ipem-MT, Marli Nascimento, enfatiza a finalidade da operação, detalhando o processo que será seguido nas próximas fases.
“O objetivo é assegurar que os produtos estejam em conformidade com as quantidades indicadas nas embalagens, verificando se realmente apresentam o volume informado no rótulo. Por exemplo, se o rótulo indica que o produto contém 1 litro, o laboratório fará uma análise pericial para confirmar se esse volume está realmente presente. Isso é crucial para garantir a veracidade dos rótulos e assegurar a transparência ao consumidor”, explica Marli.
Além da Operação Especial Verão, a instituição também realizará uma última operação especial para verificar a qualidade dos brinquedos e adereços natalinos vendidos durante as festividades de fim de ano.
*Sob supervisão de Débora Siqueira*