Emanuel entrega novos ônibus na capital e se conforma com obra do BRT
Nesta sexta-feira (7), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), entregou uma nova frota de ônibus. Os veículos estão adaptados para circular no sistema do BRT (Bus Rapid Transit) e, de acordo com o chefe do Executivo, as obras do governo do estado não irão mais “atrapalhar” a capital.
Segundo o prefeito, a prova de sua boa-fé nesta disputa é o fato de que os novos ônibus possuem portas em ambos os lados.
“Mesmo sendo defensor do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), eu não sabia qual seria o modal estabelecido e determinei que os ônibus tivessem portas dos dois lados para beneficiar a população”, explicou Emanuel.
O chefe do Executivo Municipal afirmou que a decisão do Governo do Estado de implantar o BRT em vez de dar continuidade ao VLT, obra da Copa de 2014, foi imposta “goela abaixo” para a prefeitura.
O estado e o município tiveram conflitos relativos a autorizações para a execução dos trabalhos na capital, enquanto na cidade vizinha de Várzea Grande os trabalhos avançaram. O Governo do Estado aponta que o prefeito estaria atrapalhando a continuidade das obras. Pinheiro nega essa afirmação.
A disputa chegou à Justiça, com a prefeitura sofrendo derrotas nas esferas municipal e federal. “Jamais atrapalhei. Tenho esperança de fazer um sistema integrado, misto, mas acredito que o VLT seja a opção mais sustentável e colocaria a cidade entre os melhores centros”, argumenta.