Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II ofertam 712 vagas para 2025

Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II ofertam 712 vagas para 2025

As cinco unidades da Escola Estadual Dom Pedro II em Mato Grosso estão oferecendo 712 vagas para novos estudantes no ano letivo de 2025. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e podem ser realizadas presencialmente na escola ou através de um formulário disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O comandante geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, explica que as Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II adotam o modelo cívico-militar, com a colaboração da Seduc e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMT). Essas escolas se destacam como referências em uma educação sólida, disciplinada e focada no desempenho acadêmico, além do desenvolvimento de habilidades de liderança e responsabilidade nos alunos.

“Esse resultado é fruto da integração entre professores, pais, alunos e a coordenação pedagógica, além da aplicação da disciplina militar. O modelo de ensino adotado valoriza características como hierarquia, civismo, respeito, companheirismo, compromisso e responsabilidade, criando um ambiente educativo exemplar”, afirmou o comandante.

O prazo para as inscrições no processo seletivo vai até às 18 horas do dia 10 de setembro. A seleção para preenchimento das vagas incluirá uma prova classificatória e eliminatória nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, que será realizada no dia 13 de outubro de 2024.

Os alunos interessados em participar devem escolher, no momento da inscrição, apenas uma unidade escolar e o município para o qual desejam concorrer à vaga. A distribuição das vagas segue as cotas estabelecidas pela legislação.

Assim, as vagas serão alocadas da seguinte forma: 55% para ampla concorrência, 20% para famílias comprovadamente hipossuficientes (com renda de zero a quatro salários mínimos), 20% para filhos e dependentes legais de Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso, e 5% para o público-alvo da Educação Especial (PAED).

Veja abaixo as unidades escolares e o total de vagas disponíveis:

Alta Floresta – A Escola Estadual Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva oferece 180 vagas: 6º ano (150 vagas) e 7º ano (30 vagas).

Barra do Garças – A Escola Estadual Militar Dom Pedro II Deputado Norberto Schwantes disponibiliza 30 vagas exclusivamente para o 6º ano.

Colíder – A Escola Estadual Militar Dom Pedro II 2º Tenente BM Kleiber Rodrigues Alves (Integral) oferece 115 vagas: 6º ano (84 vagas), 7º ano (2 vagas), 8º ano (1 vaga), 9º ano (11 vagas) e 2º ano do ensino médio (17 vagas).

Cuiabá – A Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici disponibiliza 224 vagas exclusivamente para o 7º ano.

Rondonópolis – A Escola Estadual Militar Dom Pedro II André Antônio Maggi (integral) oferece 163 vagas: 7º ano (112 vagas), 8º ano (31 vagas), 9º ano (6 vagas), 1º ano do ensino médio (3 vagas), 2º ano do ensino médio (6 vagas) e 3º ano do ensino médio (5 vagas).

Para as séries não mencionadas nas unidades escolares, as vagas são oferecidas exclusivamente para cadastro reserva. Informações adicionais sobre as vagas, locais de prova e conteúdo da avaliação estão disponíveis no edital do processo seletivo. O resultado final será divulgado no dia 22 de outubro, e o período de matrícula ocorrerá de 8 a 13 de janeiro de 2025.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *