Volks interrompe produção por falta de peças no RS; GM retoma um turno em Gravataí
A Volkswagen suspendeu nesta segunda-feira, 20, a produção em três de suas fábricas devido à interrupção das entregas de peças por fornecedores gaúchos, cuja produção foi afetada pelas inundações sem precedentes no Rio Grande do Sul.
Por outro lado, a General Motors (GM) está retomando parcialmente a produção em sua unidade de Gravataí (RS), onde fabrica o Onix, um dos automóveis mais vendidos no país.
A Volkswagen informou que alguns de seus fornecedores com plantas no estado gaúcho não estão conseguindo produzir no momento.
Diante disso, a montadora iniciou nesta segunda-feira férias coletivas de dez dias em suas fábricas de automóveis em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e Taubaté, no interior de São Paulo.
A fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP) também está com parte de sua equipe de produção em férias, por um período de 11 dias.
Já em São José dos Pinhais (PR), onde a Volkswagen monta o utilitário esportivo T-Cross, a produção segue normalmente.
Por sua vez, a General Motors informou que suas operações em Gravataí estão retornando gradualmente, com um dos turnos tendo voltado a funcionar nesta segunda-feira.
A fábrica havia sido paralisada nos últimos 12 dias devido às chuvas no Rio Grande do Sul. “A empresa continua monitorando as condições e adequando a produção do complexo industrial, alinhada também ao restabelecimento de fornecedores”, afirmou a GM, acrescentando que a prioridade no momento é a segurança dos funcionários, assim como as ações de solidariedade ao estado.