Polícia Militar realiza formatura de 36 alunos em capacitação para patrulhamento tático
A Polícia Militar de Mato Grosso finalizou, na noite desta segunda-feira (29.07), o 26º Curso de Capacitação do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (CCRT), em Cuiabá. Com a formatura do curso, 36 policiais militares se tornam aptos a atuarem dentro de atividades de patrulhamento tático, em ocorrências de grau complexos.
O curso teve duração de 45 dias, com 360 horas-aula e contou com militares de diversos comandos regionais da PMMT e um aluno da Polícia Militar de Rondônia. No período, os alunos passaram por treinamento com disciplinas como: técnicas de combate em patrulhamento urbano, tiro tático policial, atendimento pré-hospitalar de combate, direção operacional, além do estágio supervisionado, por meio da Operação Aquilae.
O comandante do Batalhão Rotam, tenente-coronel Tiago Costa Gomes, explica que o curso possui uma grade rigorosa e intensiva pois tem como missão preparar os policiais militares para atuações em situações complexas e táticas específicas, principalmente no combate ao crime organizado.
“Este curso prepara nossos policiais para os desafios complexos e multifacetados que enfrentamos no mundo pós-moderno, onde o crime organizado se torna cada vez mais sofisticado e perigoso. Os formandos, a partir de agora, são conhecidos como ‘Taticanos’, um título que simboliza a conclusão do curso, mas também o compromisso com a excelência e dedicação à segurança pública de nosso Estado”, afirmou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou todos os formandos e a presença de seus familiares e destacou a importância do CCRT como forma de preparar o policial militar para atividades operacionais.
“Parabenizamos todos os formandos por sua resiliência e dedicação. Que este marco em suas carreiras seja apenas o início de uma jornada de serviço e proteção à comunidade, enfrentando com coragem e profissionalismo os desafios da nossa missão em sempre servir e proteger”, ressaltou o comandante-geral.
Com a formatura, os 36 alunos poderão atuar em unidades de patrulhamento tático da Polícia Militar, tanto na Capital quanto no interior do Estado, dentro dos 15 Comandos Regionais presentes na instituição.