Bombeiros resgatam filhote de anta com ferimentos em Confresa

Bombeiros resgatam filhote de anta com ferimentos em Confresa

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na tarde desta segunda-feira (12.08), um filhote de anta com ferimentos próximo à ponte do Rio Sabino, no município de Confresa (a 1058 km de Cuiabá).

A equipe do 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) se deslocou até o endereço da solicitação, mas, ao chegar ao local, constatou que o filhote já havia sido recolhido por um morador da região que queria prestar os primeiros socorros ao animal.

A equipe do 2º NBM se dirigiu até a residência do homem, realizou o resgate do filhote de anta e o encaminhou para uma clínica veterinária para receber os cuidados médicos necessários.

As antas (Tapirus terrestris) são os maiores mamíferos terrestres da América do Sul. Podem chegar a 2,5 metros de comprimento e pesar até 300 quilogramas. Elas possuem um corpo arredondado, pernas curtas e robustas, e uma pequena tromba. São animais solitários e noturnos. Vivem, principalmente, em florestas, matas de galeria e cerrados. Sua dieta é composta principalmente por folhas, brotos, frutos e sementes.

Esse animais enfrentam ameaças como a perda de habitat, caça ilegal e atropelamentos e estão classificadas como vulneráveis a extinção na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *