Três Salas de Apoio à Amamentação são certificadas pelo Ministério da Saúde em MT

Três Salas de Apoio à Amamentação são certificadas pelo Ministério da Saúde em MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) entregou, nesta quinta-feira (05.09), placas de certificação do Ministério da Saúde para três Salas de Apoio à Amamentação em Mato Grosso. Foram certificados o Shopping Sinop, a empresa Espaço Vacinas e Saúde (Vacinvida), também de Sinop, e o Hospital São Lucas, localizado em Lucas do Rio Verde.

As placas foram entregues durante uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT). Este projeto é o primeiro no Brasil a certificar um shopping center e uma sala de vacina. O Governo de Mato Grosso atuou como intermediário junto ao Ministério da Saúde para a certificação dessas salas.

“É uma grande satisfação para Mato Grosso receber a primeira certificação nacional de salas de amamentação em um shopping center e em um espaço de vacinação. Parabenizo a região Teles Pires por essas iniciativas. Este projeto reflete um compromisso com o bem-estar materno e infantil, promovendo a amamentação ao apoiar as mães trabalhadoras”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Na reunião, receberam a certificação a proprietária da Vacinvida, Meire Branco; a diretora executiva do Hospital São Lucas, Adriane Welter; e a analista de marketing do Shopping Sinop, Hannah de Santana Dourado.

“Ser reconhecido como o primeiro shopping do Brasil a obter essa certificação é um marco importante em nossa trajetória e demonstra nosso compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar de mães e bebês. Esperamos que esse reconhecimento inspire outras instituições a se juntarem a nós nessa missão de apoio à amamentação”, disse a representante do Shopping Sinop.

O projeto visa incentivar a criação de ambientes adaptados às necessidades de mulheres e pessoas que amamentam. Esses espaços são adequados para funcionárias lactantes que precisam retirar e armazenar leite materno durante o trabalho, além de acolher mães que frequentam os estabelecimentos, promovendo a saúde da mãe trabalhadora e de seu bebê.

A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, destacou que o projeto também busca fortalecer a relação entre pessoas que amamentam e seus empregadores, garantindo o respeito e os direitos desde a gestação.

“Nosso objetivo é aprimorar a relação entre as pessoas que amamentam e seus empregadores, assegurando os direitos trabalhistas desde a gestação até o retorno ao trabalho. Entre os direitos garantidos estão o acesso às salas de apoio, consultas de pré-natal, licença-maternidade, pausas para amamentar, e a oferta de creche no local de trabalho ou auxílio-creche para empresas com mais de 30 funcionárias em idade fértil”, concluiu.

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *