Profissionais são capacitados para combater a poluição sonora em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), entregou 30 Certificados de Técnico em Aferição de Ruídos e Poluição Sonora a profissionais que participaram da capacitação técnica para operar o aparelho sonômetro e também para elaboração de relatórios ambientais.
Os certificados foram entregues nesta sexta-feira (4) no auditório da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Segundo a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, após nove anos sem qualificação, todo o corpo de fiscalização da Sorp, policiais civis e policiais militares, parceiros no combate à poluição sonora, receberam treinamento para utilização do sonômetro DEC-7000, equipamento adotado em Cuiabá para a medição de ruídos.
“A grande importância da Lei do Silêncio e de saber operar o sonômetro é justamente garantir a saúde, o convívio social, a fauna e a flora, que também são afetados pela poluição sonora. Quando assumimos a Sorp, verificamos que havia poucos técnicos, apenas 10 habilitados para operar o sonômetro. Agora com essa qualificação são 30 novos operadores técnicos”, afirmou a secretária.
O curso, com duração de 16 horas, preparou os profissionais para medir os níveis de ruído, tornando-os aptos a emitir notificações, aplicar autuações e até mesmo interditar locais, caso necessário, assim como apreender equipamentos sonoros que estejam causando crimes ambientais. O treinamento também abordou a legislação vigente – municipal, estadual e federal – para que os profissionais saibam exatamente como agir dentro da lei.
O tenente-coronel da Polícia Militar, Mário Willian, afirmou que nove policiais militares foram contemplados com vagas para participar da capacitação. Segundo ele, a qualificação é necessária para o serviço policial, considerando que se trata de uma ação preventiva, por inibir crimes como lesões corporais, tentativas de homicídio e até homicídios, em virtude da questão da perturbação do sossego público.
“Nós recebemos muitas ligações através do 190 do Ciosp para atendimento à perturbação do sossego público e da poluição sonora. Isso acarreta uma grande demanda, com muitas viaturas empenhadas nesse tipo de ocorrência. E as ações de fiscalização são necessárias para inibir todos esses problemas”, afirmou Mário Willian.
Para Flávio Pascoal, policial civil da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), a capacitação é necessária para a compreensão dos procedimentos legais e o uso do sonômetro, a fim de garantir que não haja erros ou falhas no processo. “Precisamos entender o procedimento, como ele é feito e como é executado, para não haver a invalidação de provas.”
O presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (FECONSEG/MT), Danilo Moraes, custeou a capacitação, que foi ministrada pelos profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
“Trabalhar a poluição sonora é algo de grande necessidade para a população cuiabana. A Federação recebeu, por meio da Secretaria, um projeto que passou imediatamente pelo nosso setor jurídico. Aprovamos, em parceria com o Ministério Público, o recurso destinado para a capacitação desses profissionais, que trabalharão na questão da poluição sonora na capital. Fizemos isso em parceria com o Senai, que ministrou o curso”, afirmou Danilo Moraes.
Roberta Rodrigues, gerente executiva regional do Senai, agradeceu a oportunidade de a entidade ser escolhida para o início desse novo ciclo de formação. Ela também colocou o Senai à disposição para novos projetos de capacitação. “Entendemos cada vez mais os objetivos da secretaria e garantimos a aplicação da metodologia.”
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online