Operação Lei Seca voltada para fiscalizar motocicletas termina com dois presos e 89 autuados
Na Avenida Dante Martins de Oliveira, em Cuiabá, ocorreu a 16ª Operação Lei Seca, focada na fiscalização de motocicletas, na noite desta quarta-feira (11.09). A ação resultou em duas prisões por embriaguez e 89 multas aplicadas.
Esta é a primeira operação específica para motos realizada em setembro. Entre janeiro e agosto, foram feitas 15 operações, sendo oito em Cuiabá e sete em Várzea Grande, conforme relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que faz parte da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Durante a operação desta noite, foram aplicadas 37 multas por condução de veículos sem registro ou não licenciados, 23 por direção sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 11 por pilotar sob efeito de álcool. Também foram registradas duas multas pela recusa em realizar o teste de alcoolemia e 16 por outros motivos.
As duas prisões ocorreram por condução sob efeito de álcool, de acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê pena de seis meses a três anos de prisão, além de multa e suspensão ou proibição de dirigir. A operação fiscalizou 234 veículos, resultando na remoção de 61 deles, e realizou testes de alcoolemia em 235 motoristas, autuando 71 motocicletas.
Esta é a 89ª Operação Lei Seca realizada em Cuiabá neste ano pelas forças de segurança e órgãos de fiscalização veicular. Dentre essas, 73 foram de fiscalização geral, abrangendo carros e motocicletas.
A Operação Lei Seca é promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), contando com a participação do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).