Operação Lei Seca termina com prisão de sete condutores embriagados e remoção de 47 veículos
A 87ª edição da Operação Lei Seca, realizada na noite desta quarta-feira (18.09), ocorreu simultaneamente em dois pontos da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), em Cuiabá. A ação resultou na prisão de sete motoristas e na remoção de 47 veículos, sendo 39 carros e 8 motocicletas.
Das prisões, sete foram por embriaguez ao volante (artigo 306 do Código de Trânsito), incluindo uma situação em que o condutor não possuía permissão para dirigir (artigo 298, III).
Segundo o relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que coordena as operações Lei Seca, durante esta edição foram fiscalizados 210 veículos, com 51 autuados. Um total de 211 condutores realizou o teste de alcoolemia.
As abordagens, que aconteceram nos bairros Baú e Araés, iniciaram às 23h e se estenderam até a madrugada desta quinta-feira (19).
A multa para quem for flagrado dirigindo após consumir álcool é de R$ 2.934,70, independentemente do nível de álcool no sangue. Para aqueles que apresentarem um resultado acima de 0,33 mg/l ou sinais claros de embriaguez, como olhos vermelhos, soluços, hálito com odor de bebida, desordens na vestimenta, entre outros, a legislação prevê autuação criminal e pode resultar em prisão na delegacia.
A Operação Lei Seca é promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com a colaboração do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).