Gefron forma policiais de nove Estados e país vizinho em combate a crimes de fronteira

Gefron forma policiais de nove Estados e país vizinho em combate a crimes de fronteira

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) realizou, no final da tarde desta terça-feira (10.09), a cerimônia de formatura de 29 profissionais de segurança pública de nove estados brasileiros e do Paraguai, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) em Cuiabá. O 18º Curso de Unidades Especializadas de Fronteira teve como meta aprimorar os conhecimentos dos participantes na prevenção e combate a crimes na região de fronteira.

O curso contou com a presença de homens e mulheres que atuam na Segurança Pública de Mato Grosso, Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de dois oficiais paraguaios.

Com duração de 15 dias em regime de tempo integral, a capacitação foi realizada na base operacional do Gefron, localizada em Porto Esperidião (a 326 km de Cuiabá), e em municípios na região de fronteira com a Bolívia.

Os temas abordados no curso incluíram o combate ao tráfico de drogas e armas, contrabando de produtos, descaminho (evitar o pagamento de tributos), repressão à saída de veículos roubados e furtados, evasão de divisas (transferir recursos financeiros para fora do país), além do tráfico de pessoas, animais silvestres e biopirataria.

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, enfatizou a importância do curso para que os agentes compreendam a dinâmica da região de fronteira, e destacou o papel do Governo Estadual em proporcionar a estrutura necessária para as operações.

“Em apenas 15 dias, os profissionais tiveram uma noção prática do que os operadores enfrentam em quase 1.000 km de fronteira seca durante as operações de combate ao crime. Esse trabalho é viável graças ao investimento do Governo de Mato Grosso, que oferece condições para que nossos profissionais possam realizar essa missão”, afirmou.

O coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Manoel Bugalho Neto, destacou a relevância das capacitações para formar novos policiais em operações de fronteira, com o objetivo de combater crimes como tráfico de drogas, roubo de veículos e contrabando, especialmente em um estado como Mato Grosso.

“O trabalho de combate à criminalidade na área de fronteira está em constante evolução. O Governo tem investido em armamento, viaturas e tecnologia, o que é um reconhecimento claro do empenho dos nossos policiais e da eficiência dos resultados apresentados à sociedade. Somos referência em formação para segurança na fronteira, como demonstra a presença de policiais de nove estados e de integrantes da polícia paraguaia”, completou Bugalho.

A capacitação foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *