Corpo de Bombeiros extingue incêndio florestal em Cáceres neste sábado (27)
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso conseguiu extinguir um incêndio florestal na Serra do Taquaral, em Cáceres, neste sábado (27.07). No entanto, outros seis incêndios florestais continuam sendo combatidos no Estado.
No Pantanal, três incêndios estão sendo enfrentados pelos bombeiros, sendo um na Fazenda Cambarazinho, em Poconé; um em Porto Conceição; e outro na divisa com a Bolívia, em Cáceres.
Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.
Em outras regiões, como Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Cuiabá, os bombeiros também atuam no combate aos incêndios florestais.
O Batalhão de Emergências Ambientais monitora, via satélite, um incêndio na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, entre Colniza e Aripuanã, e também incêndios em Terras Indígenas, como Sangradouro/Volta Grande, Merure e São Marcos.
Para as ações de combate, atuam 28 bombeiros, 8 funcionários da Sinfra, 5 membros da Defesa Civil e 1 do Ciosp, com apoio de aviões, viaturas, máquinas e embarcações. Além disso, equipes do ICMBio, Ibama, Exército, FAB e Marinha também participam dos esforços.
A estiagem e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede a colaboração da população durante o período proibitivo. Até o momento, 14 incêndios já foram extintos no Estado.
Foram registrados 242 focos de calor entre sexta-feira (26.07) e sábado, sendo 149 na Amazônia, 88 no Cerrado e 5 no Pantanal, de acordo com dados do Inpe. É importante ressaltar que um foco de calor isolado não representa necessariamente um incêndio florestal.