Batalhão Ambiental registra aumento de 134% em apreensões de máquinas em ações de combate a invasões de terras

Batalhão Ambiental registra aumento de 134% em apreensões de máquinas em ações de combate a invasões de terras

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) realizou apreensões significativas durante o primeiro semestre deste ano, no combate às invasões de terras em Mato Grosso. Comparado ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento expressivo de 134% na efetividade dessas ações.

Somente neste ano, o BPMPA aplicou mais de R$ 61,4 milhões em multas e efetuou 162 prisões em flagrante. Eles também apreenderam mais de 2.401 m³ de madeira extraída irregularmente de áreas rurais em todo o estado.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou o trabalho dos policiais militares que atuam diretamente na zona rural, muitas vezes em locais de difícil acesso, na prevenção e combate aos crimes ambientais. Essa intensificação das ações segue uma determinação do Governo do Estado, que decretou tolerância zero aos crimes de invasão de terras em Mato Grosso.

O comandante do Batalhão Ambiental da PM, tenente coronel Fagner Augusto do Nascimento, considerou bastante produtivas as ações de enfrentamento, combate e preservação ambiental realizadas neste primeiro semestre. Ele mencionou o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nessas operações.

Além disso, as equipes do Batalhão Ambiental realizam frequentes patrulhamentos fluviais na bacia do Paraguai, com foco no trabalho preventivo e na apreensão de materiais relacionados à pesca predatória, especialmente durante o período de defeso da Piracema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *