Max Verstappen garante, no GP da Austrália, sua terceira pole na temporada
![Max Verstappen garante, no GP da Austrália, sua terceira pole na temporada](https://www.globalentrenoticiasmt.com.br/wp-content/uploads/2024/03/max-verstappen-garante-no-gp-da-australia-sua-terceira-pole-na-temporada.jpg)
Na madrugada deste sábado, Max Verstappen conquistou sua terceira pole position da temporada no Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1. Apesar de não ter sido o mais rápido nos treinos livres, nos quais Norris e Leclerc lideraram, o piloto holandês da equipe Red Bull deu seu máximo no Q3 e assegurou a vitória, seguido por Carlos Sainz Jr. e Sergio Pérez. A corrida está marcada para a madrugada deste domingo, às 1h (horário de Brasília).
A disputa pela pole position envolveu 19 carros, com Logan Sargeant fora do fim de semana após ceder seu carro da Williams para Alexander Albon, que sofreu um acidente no TL1 e não teve seu veículo reparado a tempo. Entre os dez primeiros na classificação final estavam Norris, Leclerc, Piastri, Russell, Tsunoda, Stroll e Alonso.
No Q1, Carlos Sainz liderou com o tempo de 1m16s731. As duas Ferraris se destacaram na frente, seguidas por Verstappen, que registrou a melhor volta com oito minutos restantes no Q1. Faltando três minutos para o fim da sessão, Pérez foi um dos primeiros a voltar à pista e superou Leclerc. A Mercedes não teve um bom desempenho, com Lewis Hamilton terminando em 12º lugar e quase não avançando para o Q2.
O resultado final do Q1 foi: Sainz, Pérez e Verstappen, respectivamente. Albon teve sua primeira volta deletada por exceder os limites da pista durante seu GP local. Ricciardo, Hulkenberg, Gasly e Zhou foram os primeiros eliminados.
No Q2, com 15 minutos de sessão, Sainz, Leclerc e Verstappen lideraram com os melhores tempos. A Mercedes continuou com dificuldades, com Hamilton caindo para 11º lugar e sendo eliminado por apenas 0s059 de avançar para o Q3, ficando atrás de George Russell, após ser superado por Tsunoda e Stroll, que escaparam da eliminação nos últimos minutos. Além de Hamilton, Albon, Bottas, Magnussen e Ocon também foram eliminados.
Na última sessão, Verstappen acelerou e deixou as Ferraris para trás, marcando 1m15s915. Com menos de oito minutos para o fim da sessão, o piloto holandês registrou 1m16s048. Sainz ficou em segundo lugar, apenas 0,270s atrás, e Perez em terceiro. Leclerc enfrentou problemas, errou nas últimas curvas e caiu para quinto lugar. O bicampeão Alonso abortou sua volta após sair da pista na curva 6 e retornou aos boxes. Com essa conquista, Max Verstappen garantiu sua terceira pole position da temporada. O piloto holandês também largou na primeira posição nos Grandes Prêmios do Bahrein e da Arábia Saudita, vencendo ambos.